quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

De Bestas a Bestiais... 100 anos da implantação da República!




Hoje comemora-se 100 anos da implantação da República. Para os poucos entendidos eis o que aconteceu: em 1908, Manuel Buiça e Alfredo Costa, assassinaram o Rei D.Carlos e o Princípe Luís Filipe. Eram contra a Monarquia. (Eles e muitos outros...)
O episódio daria um filme!! Manuel Buiça dispara contra o Rei D.Carlos, e Alfredo da Costa para se certficar que este realmente está morto dispara outra vez. Na confusão da luta imaginária da Rainha com a sua arma, um ramo de flores, o Princípe Luís Filipe aproveita e dispara contra Manuel Buiça. Alfredo da Costa por sua vez dispara contra Luís Filipe que morre no momento.
Eis um final pouco feliz. O Rei morre. O Princípe morre. Os regicidas morrem... As bestas morrem sem deixarem espaço para futuras investigações.
Dois anos depois, a 5 de Outubro de 1910, é instaurada a Republica e os nossos regicidas passaram a ser idolatrados. 
Estava lançada a semente democrática... Semente esta que só viria a germinar muito depois, após um sucessão vertinginosa de curtos governos entretanto liquidada pelo Estado Novo que se instalou de armas e bagagens até 1974.
Após esse período de dormência a pobre semente amordaçada libertou-se e finalmente germinou, desabrochando num lindo novo ramo de flores... (de cravos, claro!) 
O tempo passou e neste momento sabemos quem são as bestas. Estamos à espera dos bestiais...